As novas regras da Caixa para financiamento de imóveis foram o tema da reunião-almoço da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, desta semana que contou com a presença do superintendente regional da instituição, Marco Antônio Queiroz e os gerentes Rubens Fulber (Regional) e Iran Menezes (habitação).
O superintendente da Caixa, Marcos Queiroz fez uma análise do cenário econômico, desde o auge em 2008 e a queda nos últimos anos com a desceleração da economia, mostrando índices da taxa de desemprego, do PIB, do IPCA e da Selic. Queiroz informou que a projeção da inflação este ano é de 7,20% e que a meta da Selic é de 13,25%.
Os números das ações habitacionais e as metas para o setor foram apresentados pelo gerente regional Rubens Fulber. Ele apresentou as expectativas para o segundo semestre onde a Caixa pretende negociar diariamente em todo país cerca de 435 milhões de reais. Já o gerente de habitação, Iran Menezes, destacou a importâncias das novas normas para aumentar a velocidade de vendas e aquecer o mercado. Ele informou que na área da habitacional de mercado, em Sergipe atualmente tem 50 empreendimentos financiados para 7 mil unidades, no valor de R$ 1 bilhão de investimentos. A área da habitação social, através dos diversos programas, são 159 empreendimentos num financiamento na ordem de R$ 436 milhões.
Após a explanação, a equipe da Caixa respondeu diversos questionamentos dos associados. O vice-presidente de Obras Públicas, Francisco Costa, que recepcionou os convidados agradeceu a presença para que pudessem tirar duvidas dos associados e reforçar a parceria salutar com a entidade. Francisco Costa entregou um documento da ASEOPP com várias sugestões para melhorar a parceria e, principalmente os programas de financiamentos de imóveis da Caixa.