Mesmo com a crise, ASEOPP vem realizando vários eventos online na
busca de soluções para a construção civil e da indústria imobiliária. Comissões apresentam planejamento
Nos últimos meses, mesmo com a crise, por conta da pandemia que atingiu a todos, a diretoria da Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, sempre preocupada com a defesa dos pequenos e médios empresários, e, consequentemente, com o fortalecimento do Estado de Sergipe, realizou uma série de eventos online para os associados. Através da iniciativa da ASEOPP ou com apoio, foram diversas lives com temas técnicos na área da construção civil, da indústria imobiliária, mas também com debates com setores importantes, como as duas mais recentes reuniões com dirigentes da Caixa e do Banese.
Nesta terça-feira, 06, a ASEOPP deu mais um exemplo de que crise se supera com muito trabalho, ações e criatividade. Em mais uma reunião online a diretoria e os associados debateram e apresentaram o planejamento das comissões temáticas para os próximos meses.
O planejamento da Comissão de Meio Ambiente foi apresentado pela coordenadora Noemi Lima e Clarissa França para análise dos associados. Entre as propostas a necessidade de identificar as dificuldades encontradas pelas empresas para conseguir o licenciamento para realizar a obra, a ideia de elaboração de um guia de boas práticas sustentáveis, parcerias com as universidades para incremento da utilização de tecnologias limpas, seminário, capacitação, entre outros. “E reuniões mensais com técnicos que estão pensando sustentabilidade para a construção civil”, explicou Clarissa França.
Já Patrícia Carvalho apresentou o planejamento da Comissão de Materiais e Tecnologia – COMAT e lembrou que a comissão tem duas áreas de atuações: o BIM e as normas técnicas. Patrícia relatou as ações a serem desenvolvidas, como levantamento de informações das empresas e suas demandas, realização de eventos, ações e o Projeto BIM colaborativo em parceria com a CBIC e o Sebrae. A criação do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas da ASEOPP – GANT é uma das ações que também será desenvolvida, entre outras. Carlos Augusto, membro da comissão lembrou que as ações serão de acordo com o que as empresas estão mais necessitando.
O coordenador Roberto Barros, apresentou o planejamento da Comissão de Política e Relações Trabalhistas – CPRT, entre as ações a realização do CANPAT Regional em formato virtual, um evento regional de sensibilização dos empresários e profissionais sobre a nova NR-18, catálogo de boas práticas de SST e ações sociais, para futuramente ser realizado evento, entre outros. A comissão participou do CANPAT Regional realizado no último dia 04 de setembro de forma virtual. Já José Anselmo Silva, apresentou o planejamento da Comissão de Responsabilidade Social – CRS, sugeriu que seja realizada uma ação para alertar a todos, como precaução, sobre o Covid-19 e a possível segunda onda como vem ocorrendo em outros países. O planejamento da COIC – Comissão de Obras industriais e Corporativas, da COINFRA – Comissão de Infraestrutura, CII/CHIS -Comissão de Indústria Imobiliária e de Habilitação de Interesse Social foram apresentadas por Adriana Crepaldi, secretária da ASEOPP, por conta de imprevistos que surgiram de última hora com os respectivos coordenadores.