“Smart Cities – Cidades do Amanhã,” foi o tema da palestra do engenheiro civil Ricardo Barroso Naves, realizada na terça-feira, 11, a partir das 18h, na sala A, do Sebrae/SE, tendo como objetivo provocar a reflexão sobre o futuro das cidades. O evento foi uma promoção da Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, do Sebrae/SE e do Clube de Engenharia de Sergipe – CESE.

Ricardo Naves iniciou a palestra fazendo um histórico das revoluções civilizatórias no mundo com o crescimento das cidades, passando pelas revoluções agrícolas, industrial, a primeira e a segunda industrial, a revolução digital e a nova revolução que é a inteligência digital e a chamada Internet das coisas. Ele apresentou dados sobre as mudanças nas densidades demográficas e populacional e também nas mudanças comportamentais e de valores até chegar a globalização atual.

A seguir Ricardo Naves iniciou a reflexão do tema “Cidades do Amanhã” e de como pensar as cidades do futuro exibindo exemplos práticos do que já vem ocorrendo em diversos países, inclusive em vários estados brasileiros. Ele disse que é um novo paradigma partindo de uma construção racional, não só do poder público, mas da iniciativa privada e das pessoas. “Pensando as cidades para as pessoas”, disse afirmando que essa mudança de paradigma junta o urbanismo, a tecnologia, a mobilidade, a sustentabilidade,a acessibilidade e a oportunidade de negócios em um novo modelo de espaços.

Ricardo Naves lembrou também que hoje estão usando muito comercialmente o Smart Cities. “Mas quem tem realmente atributos?É preciso ter sustentabilidade e o modelo econômico social e ambiental”,explicou. Para ele este novo paradigma é uma nova oportunidade de negócios principalmente para a área da construção civil no Brasil. “Não precisa ser uma nova cidade. Em locais consolidados, pequenas intervenções que fazem um efeito gigante para a população dentro da metodologia de envolver a comunidade dentro de sua necessidade e sua perspectiva inserido a nova realidade tecnológica”,registrou. Após a palestra foi realizado um amplo debate entre os participantes.

Formação-  O palestrante,Ricardo Barroso Naves, além de engenheiro civil pela UFS, tem MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em executivo empresarial e especialização em gestão de negócios imobiliários pela Fundação Dom Cabral,além de Smart Cities, design para cidades do futuro – CTE São Paulo e IED São Paulo.

Parceria –Antes da palestra, representando a diretoria do Sebrae/SE, o gerente  José Leite Prado Filho, destacou a parceria de sucesso com a ASEOPP e o Clube de Engenharia que possibilitou o evento para debater um tema importante para o futuro de todos. O palestrante, Ricardo Naves, também destacou a parceria e a preocupação de um setor importante da economia sergipana em refletir sobre as cidades do futuro.

IBRADIM–O advogado e membro da OAB Sergipe, Pedro Celestino, aproveitou a palestra para apresentar aos participantes o  Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário – IBADRIM, que surgiu em abril deste ano e já está presente em todos os estados contando com cerca de 500 associados. Pedro Celestino fez uma rápida apresentação do Instituto e disse que ele nasceu fruto da reunião de profissionais do direito imobiliário, advogados, registradores,notários e magistrados, tendo como meta principal a ampliação e desenvolvimento das discussões sobre os temas de direito imobiliário no país. “E o IBRADIM está engajado nesta discussão multidisciplinar das Cidades do Amanhã ajudando na criação de um novo conceito de cidade com o viés urbanista sustentável e governança espaços públicos,” explicou o advogado.