O engenheiro Luís Antônio Pimentel de Souza, dirigente da Neo Consultoria, empresa com a experiência de 24 anos no mercado brasileiro, apresentou na reunião-almoço desta semana da Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas ? ASEOPP, modelos de gestão que já foram implantados com sucesso em várias empresas da construção civil pelo país.

 

Na exposição, Luís Antônio ressaltou a crise existente no mercado da construção civil e a necessidade de desenvolver soluções para o aperfeiçoamento da gestão empresarial que sejam eficazes.  O engenheiro apresentou as ferramentas necessárias para melhorar o desempenho com metas estratégicas, rentabilidade e fluxo de caixa definidos pela direção da empresa. ?O grande objetivo deste processo é aumentar a rentabilidade das empresas, sem perder de vista o fluxo de caixa?, explicou.

 

Segundo o dirigente da Neo Consultoria a  metodologia baseia-se em dois pilares básicos: o planejamento estratégico, com definição clara do negócio, metas, estratégias e funções, e a evolução da gestão empresarial, com a finalidade de concretizar as metas estabelecidas no planejamento estratégico. Ele deu como exemplo algumas empresas como a MRV que tem um mercado de atuação bem definido baseado na filosofia do dono. ?É preciso se adequar a realidade. Com a crise, enquanto o PIB do país caiu 20% o  PIB da engenharia civil caiu 60%?, explicou.

 

O vice-presidente de Obras Públicas da ASEOPP, Francisco Costa lamentou que um dos problemas foi que alguns bancos estavam fazendo financiamento vinculando produtos, chamando até de ?combos?, afastando os clientes. Ele deu como exemplo, um cliente da faixa de R$ 1,5 mil ter que aderir a plano de capitalização, cartão de crédito e seguro.

 

Já o vice-presidente de Obras Privadas da ASEOPP, Geraldo Majela Neto, alertou para as dificuldades que passam as empresas da construção civil hoje e a dificuldade de planejamento já que continuam trabalhando com preços de três anos atrás e tudo aumentou, principalmente a mão de obra. ?Sem perspectiva de retornar o emprego e a renda a preocupação hoje do empresário é manter sua empresa viva,?

desabafou. Luís Antônio respondeu também várias perguntas dos associados sobre a implantação do modelo de gestão da Neo Consultoria.