Como o mercado financeiro pode ajudar a realizar projetos no mercado imobiliário e da construção civil. Este foi o tema da reunião online da Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP desta semana com a presença do assessor de investimentos da Real Invest, Oscar Aumari e que há 10 anos é agente autônomo da XP Investimentos em Sergipe.

Oscar Aumari fez uma apresentação mostrando o cenário atual, como dos percentuais do Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) e a alta de insumos que não são reflexos da alta do consumo, mas do custo operacional e as altas do dólar e do minério. Ele deu exemplos internacionais, como da China cuja economia continuou crescendo com a pandemia e as variações de algumas capitais brasileiras e os reflexos da crise do ano passado que ainda não foram normalizados como no caso dos eletrônicos. “É um gargalho que pode ocorrer de subida dos preços nos próximos meses dos eletrônicos”, alertou.

Sobre o panorama nacional atual, Oscar analisou que o Brasil vive um momento dramático em muitos aspectos, como sanitário, social, econômico e político-institucional. Ele lembrou que antes da pandemia a economia brasileira já enfrentava desafios importantes em termos de concluir a estabilização macroeconômica.  Oscar defendeu as pautas importantes do país, dando exemplo à aprovação da reforma administrativa, a reforma tributária e o teto dos gastos. “Outro problema é o limite do teto dos gastos que sendo rompido mostrará certa fragilidade da economia brasileira”, disse, afirmando que o Brasil precisa dos investidores estrangeiros e rompendo o teto dos gastos eles fogem por conta do risco. “Já o aumento da taxa Selic aumenta o investimento estrangeiro no país”, explicou acreditando que aprovando estas pautas é provável que a economia deslanche desde que mantenha a inflação dentro da meta.

O assessor de investimentos ainda falou sobre a necessidade de geração de caixa onde o mercado financeiro pode auxiliar e como são gerados os créditos na XP Investimentos; das vantagens da securitização e dos números da XP Investimentos no mercado de capitais. Ele respondeu questionamentos e dúvidas dos associados da ASEOPP relacionados ao financiamento para execução de projeto cujo mercado mostra viabilidade; sobre parcerias com fundos para financiamentos e tipos de créditos para projetos da construção civil; fusões e aquisições, entre outros.

 Oscar Aumari ressaltou que o foco da Real Invest é tirar a ideia de produto pronto, mostrando o cenário que o mercado financeiro tem para oferecer, diferente do banco, que quando você precisa de caixa vai e pegar um empréstimo. “Os produtos gerados para os clientes não são produtos prontos, são modelos de para atender a necessidade de cada um, ou seja, específico de acordo com a realidade individual”, explicou. O vice-presidente da ASEOPP, Francisco Costa, agradeceu a apresentação de Oscar Aumari que abriu um leque de opções que o empresariado pode estudar e viabilizar projetos e, consequentemente, atender melhor o mercado da construção civil.